QUER CONTRIBUIR?

Ainda não é cadastrado?
Você pode fazer a diferença!

CADASTRE-SE!

CADASTRE-SE

ok

Cadastro realizado com sucesso!

VEJA AS IDEIAS QUE JÁ FORAM PUBLICADAS

enviar sua ideia
Leonardo dos Santos Patrocinio

Grupos de Interesse em Escolas de Ensino Médio

O Brasil terá uma indústria muito mais forte quando tiver funcionários melhor capacitados e fazendo aquilo que fazem de melhor. A maioria dos adolescentes hoje saem do ensino médio sem terem muita noção de mercado de trabalho ou carreira a seguir. Muitos escolhem algum curso por terem ouvido falar, mas na realidade não tem a consciência do que realmente aquele curso lhe proporciona fazer.
Algo que resolveria esse problema seria uma nova estrutura para as escolas de ensino médio:
Além das matérias convencionais os alunos teriam que participar de pelo menos um “grupo de interesse”. Um “grupo de interesse” seria um grupo reunido semanalmente estudando um assunto específico de alguma área, e seria dirigida por um monitor. O monitor pode ser um estudante de nível superior.
Um exemplo de “grupo de interesse” que proponho é o grupo “Programação”. Toda semana os integrantes do grupo estariam estudando sobre uma linguagem de programação (java por exemplo) e se aperfeiçoando. Ao saírem do ensino médio e ingressarem no ensino superior, em um curso de Engenharia da Computação por exemplo, teríamos alunos com um potencial muito maior de aprendizagem, pois eles já tem conhecimento grande na matéria base, podendo explorar coisas que não teriam condições de estudar.
Alunos que não tem ideia de onde encontrar seus talentos, passando pelos grupos encontrará sua vocação.
Vários outros grupos podem ser criados e inclusive abordando necessidades da própria escola, e podendo chegar até a um ponto onde os diferentes grupos se reúnem para atender essas necessidades, quase transformando a escola em uma empresa.
Quando esse tipo de estrutura tiver uma base formada e com reconhecimento externo, empresas passarão a se aproximar da escola colocando seus problemas para que os grupos estudem e possam resolver, que resultará em um crescimento profissional dos alunos desde o ensino médio, que além de aprederem conteúdo específico e conhecer a realidade do mercado aprenderão a trabalhar em grupo, e também resultará em empresas com necessidades atendidas sem necessidade de grandes investimentos.
Assim as empresas já terão em vista futuros profissionais, permitindo o investimento em alunos tendo em vista o próprio crescimento.

E você, o que pensa disso?
Para comentar sobre essa ideia faça seu login ou cadastre-se

TERMO DE USO

Os sites www.industriatempressa.com.br e www.aindustriatempressa.com.br fazem parte de uma campanha da Confederação Nacional da Indústria e oferecem informações sobre o cenário da economia e da indústria brasileira e um serviço de criação e repositório de ideias sobre o assunto, a partir da integração de diversas fontes de conteúdo.

Para a publicação de ideias do usuário sobre competitividade industrial, o site solicita o envio de informações pessoais, como nome completo e e-mail. O envio dos dados representa a aceitação expressa e irrestrita dos termos de uso abaixo descritos.

O visitante poderá usar este site apenas para finalidades lícitas. Este espaço não poderá ser utilizado para para publicar, enviar, distribuir ou divulgar conteúdos ou informação de caráter difamatório, obsceno ou ilícito, inclusive informações de propriedade exclusiva pertencentes a outras pessoas ou empresas, bem como marcas registradas ou informações protegidas por direitos autorais, sem a expressa autorização do detentor desses direitos. Ainda, visitantes não poderão usar o site para obter ou divulgar informações pessoais.

A CNI empenha-se em manter a qualidade, atualidade e autenticidade das informações do site, mas não se responsabiliza por eventuais falhas nos serviços ou inexatidão das informações oferecidas. O usuário não deve ter como pressuposto que tais serviços e informações são isentos de erros ou serão adequados aos seus objetivos particulares. A CNI tampouco assume o compromisso de atualizar as informações, e reserva-se o direito de alterar as condições de uso a qualquer momento.

O acesso ao site é gratuito. A CNI poderá, a seu exclusivo critério e em qualquer tempo, modificar ou desativar o site, bem como limitar, cancelar ou suspender seu uso ou o acesso.

É responsabilidade do usuário visitar regularmente esta página e consultar os termos então vigentes.